Qual a importância de um App? E quando é o momento certo para minha empresa ter seu próprio App?

Os avanços tecnológicos nos últimos anos têm causado grandes transformações no estilo de nossas vidas, trazendo cada vez mais comodidade e praticidade no nosso cotidiano. Um bom exemplo disso pode ser visto em nossos telefones móveis, que há um bom tempo deixaram de ser simples dispositivos de efetuar ligações e passaram a ter características e funcionalidades que antes somente eram vistas em computadores de mesa. 

De fato, estes “minicomputadores” que chamamos de Smartphones tem nos proporcionado experiências únicas na maneira em que acessamos informação, nos comunicamos, socializamos, entre muitas outras atividades. 

Estas novas experiências somente são possíveis devido às chamadas aplicações móveis, ou como são chamados popularmente: Apps. Cada App é responsável por trazer funcionalidades e experiências exclusivas ao usuário, seja para notificá-lo sobre algo importante, guiá-lo ao seu destino, tornar instantâneo alguma tarefa que antes era muito trabalhosa, comunicar com outras pessoas, entre muitas outras possibilidades. 

Com isso, é possível afirmar que nosso Smartphone, em conjunto com os Apps são, de certa forma, responsáveis em nos auxiliar a organizar, gerenciar e até mesmo tomar decisões em nosso dia-a-dia. Além disso, para as empresas, Apps proporcionam um leque muito amplo de possibilidades, seja para alcançar novos clientes, oferecer novos serviços ou funcionalidades exclusivas, criar um novo canal de comunicação, entre muitas outras utilidades.

Quando é o momento certo para criar um App para minha empresa?

Construindo meu App

Houve um tempo em que aplicativos móveis pareciam ser algo exclusivos de gigantes do mercado tais como bancos, companhias aéreas, grandes nomes do comércio eletrônico, entre outros. Entretanto, nos dias atuais, a realidade é outra, uma vez que pequenas e médias empresas têm adotado esta tendência de ter seus próprios Apps. O motivo disto é simples: ou estas empresas estão a frente do jogo, quando o assunto é elevar seu marketing para o próximo nível, ou elas simplesmente perceberam que um App é uma oportunidade de alavancar ainda mais os negócios.

O momento oportuno para uma empresa criar seu próprio App depende muito de seus objetivos, problemas atuais,  visão de mercado e seu “modus operandi”. Ou seja, muitas empresas adotam o uso de um aplicativo móvel desde o ínicio de seu negócio pelo fato de isto ser parte de seu negócio. Enquanto outras somente criam seu App a partir de uma necessidade,  tais como manter-se competitivas no mercado ou alcançar novos clientes. 

Portanto, vale ressaltar que a idéia para um App deve vir como uma solução para resolver um ou mais problemas, para contribuir com o desenvolvimento da empresa, ou mesmo para agregar valor em serviços e produtos já existentes.

Logo, é importante planejar e elaborar com cautela as a funcionalidades necessárias deste possível App, além dos benefícios que este App irá promover tanto  para seus clientes  como para a própria empresa.

Caso tenha alguma ideia de um App, ou mesmo, caso queira saber mais sobre o assunto e planejar um App para sua empresa, entre em contato conosco. Podemos ajudar a tornar sua ideia em realidade.