Destacando seu site na web com SEO.

Nos dias de hoje, a internet é peça fundamental para o sucesso de uma empresa, para ser lembrado pelos consumidores que cada vez mais trabalham, estudam e passam seu tempo de lazer conectados, se faz necessário estar presente nesta sua rotina.

Para isto existem blogs, sites, redes sociais, que são usados como ferramenta de marketing digital para se aproximar e engajar com seu mercado, onde é possível promover conteúdos de qualidade que atraem potenciais clientes para sua empresa.

Para que esta atração se dê da maneira mais eficiente possível, se faz necessário criar uma boa estratégia, que faça com que sua presença na internet se destaque dos demais no seu meio.

SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca – em tradução livre) é uma estratégia de marketing digital que consiste no conjunto de práticas aplicadas em um site, a fim de melhorar seu posicionamento nas buscas feitas em ferramentas como Google, Bing, Yahoo, etc…, aumentando a quantidade e qualidade das visitas recebidas pela página.

Para que serve o SEO?

Seu site pode receber visitantes, torná-los potenciais clientes e fazer negócios de três maneiras:

  • Recomendação - links vindos de outros sites e propaganda falada;
  • Marketing pago - investimento em campanhas para atração de público;
  • Tráfego orgânico - buscas em ferramentas (Google, Bing, etc...), que referenciam o site pelo seu conteúdo.

As práticas aplicadas em SEO ajudam trazer mais visitas orgânicas à sua página, dando um melhor posicionamento nos resultados de buscas relacionadas ao seu site, assim, aumentando o movimento vindo de fontes onde a atração se dá pela qualidade do conteúdo e no modo de como ele é apresentado.

Como o Google vai encontrar e posicionar meu site?

Um bom SEO irá levar seu site ao topo!

O objetivo do Google é sempre trazer o melhor resultado para sua busca, preocupando-se muito com a qualidade dos links apresentados. Pensando nisso, há uma série de fatores que influenciam o posicionamento de um site no momento em que os resultados são apresentados, desde técnicas aplicadas no desenvolvimento do site, conteúdos presentes nas páginas e métricas, como há quanto tempo o site está on-line, tempo de permanência dos visitantes e velocidade de carregamento da página.

O SEO impulsiona a relevância de um site, com foco maior em seu conteúdo, através de atividades realizadas em duas grandes categorias: Onsite e Offsite.

Técnicas de SEO

Colocando SEO em prática.

As práticas desenvolvidas para melhorar a busca orgânica de um site requerem grande expertise, normalmente envolvendo mais de uma pessoa. Recomenda-se contratar agências ou consultores que possam trazer sua experiência e competência nas técnicas de SEO para tirar o melhor proveito e trazer melhores resultados ao site. Veja algumas das práticas desenvolvidas em cada categoria de SEO.

SEO Onsite

As aplicações das técnicas da categoria Onsite referem-se às otimizações de conteúdo e estrutura do site que aumentam a visibilidade da busca orgânica. Algumas das práticas desenvolvidas nesta área são:

  • Pesquisa por palavras-chave – Analisar quais as palavras mais utilizadas pelo seu público alvo na hora de fazer uma pesquisa relacionada à sua área de atuação;
  • Auditorias técnicas – Garantir que o site pode ser percorrido e listado pelos motores de busca, e que esteja livre de erros que possam limitar a sua usabilidade;
  • Otimização – Verificar e fazer melhorias na estrutura do site, como navegação, acessibilidade, alinhamentos, localização e relevância do conteúdo, que possam priorizar as áreas de importância do site;
  • Experiência do usuário – Ter certeza de que o site se apresenta de maneira agradável ao visitante, levando em conta responsividade (adaptação do site aos diversos tamanhos de tela), velocidade no carregamento, alternativas de leitura de imagens, entre outros fatores que influenciam na satisfação do usuário, fazendo com que ele permaneça o maior tempo possível no site.

Muitos são os indicadores que o Google leva em conta para apresentar seu site como resultado, estas otimizações não só adequam-se ao seu algoritmo, como também aumentam pontuações em relação à experiência e cativação do visitante.

SEO Offsite

O SEO Offsite está ligado às relações e menções ao seu site feitas em sites externos, ou seja, links presentes em outros sites que levam ao seu site. Isto mostra ao Google e o ajuda entender o quão relevante e confiável é o seu site para outros sites.

No entanto, deve-se tomar nota que a reputação dos sites que apontam links para o seu também tem é levada em conta e atribui peso na momento em que o Google considera esta ligação, então a melhor prática para conseguir bons links é promover e criar conteúdos de qualidade, onde quem irá referenciá-lo ajudará seu site a se engajar com pessoas que se encaixam no seu mercado e possam se interessar em sua marca.

Precisa de ajuda com seu SEO?

Esperamos que as práticas e definições de SEO tenham ficado mais claras para você após ler nosso texto, bem como a importância e benefícios que a aplicação das técnicas trarão para seu site.

A Trend é uma agência com experiência e sucesso, que oferece consultoria e aplicação das técnicas de SEO, para que a promoção da sua empresa e seu conteúdo tenha o melhor impacto em seu público, consolide sua marca na internet e trazendo grandes perspectivas de negócios. Envie-nos uma mensagem e venha fazer uma visita, assim juntos podemos aproveitar todas as oportunidades para o seu negócio na internet.