Como colocar em prática o Marketing de Relacionamento?

Como já foi comentado anteriormente no post “O que é e por que o Marketing de Relacionamento é importante?”: Ele é um conjunto de estratégias que busca uma proximidade com os clientes com o foco principal na construção da marca e após isso ter ações para prospecção e fidelização dos clientes, pois o objetivo desse Marketing é conquistar, fidelizar e tornar os clientes defensores da sua marca para que ela cresça e seja um destaque no mercado.

Atendimento humanizado (Human to Human)

O envio de respostas automáticas traz um certo distanciamento entre você empresa e o cliente do outro lado da tela, muitos deles se frustram ao perceber que foram atendidos por mensagens ou chamadas de voz automáticas, evite isso ao máximo, até por que ninguém quer manter uma interação com um robô. Saiba que a empatia é a forma principal do atendimento humanizado e que tem sido fundamental para garantir a satisfação dos clientes.

Ações que vão te ajudar a fazer o Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento se baseia na elaboração de relacionamentos com os clientes e interessados, além de criar estratégias que atrai novos clientes potenciais. Veja algumas das ações que vão te ajudar para aumentar o relacionamento com seus clientes:

Faça um atendimento de qualidade

O atendimento é o primeiro contato que você faz com o cliente, por mais que ele não seja tão ativo, manter a qualidade nesse atendimento é decisivo para que todos os outros passos da venda fluam corretamente. Um grande erro por parte dos vendedores é esquecer do pós-venda, que é uma etapa importante para gerar o encantamento dos clientes e que diminui também reclamações, dúvidas e aumenta a confiança no serviço/produto prestado.

SMS Marketing

É um ótimo Marketing Mobile de comunicação das empresas para seus clientes, com personalizações no envio das mensagens em ocasiões especiais, datas comemorativas, ou até de propagandas e promoções da loja. A chance dos contatos visualizarem as mensagens é muito grande, chegando em até 99% de abertura.

Nós da Trend desenvolvemos o trend MENS, um sistema de SMS online em que você gerencia e agenda a mensagem para o sistema enviar automático para quando e para o contato do cliente que quiser. 

Essa estratégia de Marketing mantém o público mais próximo da marca, aumentando assim o seu interesse e ajudando a criar uma imagem mais positiva no mercado.

Envie E-mail Marketing

É uma ferramenta super importante, principalmente para os profissionais da área do Marketing pelo maior alcance, formato e visualização de envios. No geral, 92% das pessoas tem e utiliza diariamente o E-mail, porém muitas empresas ainda não investem nessa ferramenta afirmando que acaba não gerando retorno, muito pelo contrário! O E-mail Marketing auxilia nutrindo os leads e clientes, com conteúdo e mesmo após a venda continua se relacionando com eles.

Interagir nas Redes Sociais

É uma das principais ferramentas de aproximação e para a empresa só marcar presença nessas redes já não é o suficiente, é preciso interagir com os clientes, divulgando e produzindo conteúdos de qualidade e na troca de opiniões com seu público, curtindo e respondendo comentários feitos por eles nas publicações da empresa.

Crie programas de Fidelidade

Outro passo para aumentar o relacionamento com o cliente é o programa de fidelidade tem o objetivo de tornar o cliente fiel, oferecendo benefícios de forma com que ele perceba que é muito mais vantajoso comprar na sua empresa do que na concorrência. Há diversas formas de fazer essa ação, como o acúmulo de pontos que ao final o cliente ganha um brinde ou um desconto, mas antes faça uma análise com os dados do cliente para saber se realmente ele gostaria dessa vantagem oferecida.

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