Pesquisa de satisfação: qual a sua importância para minha empresa?

Para saber o que o mercado pensa sobre sua empresa e se o que você está oferecendo aos seus clientes tem algum efeito positivo na vida deles, deve haver um diálogo entre você e seu cliente, e a principal ferramenta a te ajudar a obter essas respostas de forma fácil e rápida é através de um questionário.

Empresas tendem a não aplicar questionários pela dificuldade na coleta das respostas, muitas vezes pela dificuldade no momento da tabulação das respostas ou por que acham que seus pensamentos são os mesmos dos clientes. Vale lembrar que, o que deve ser analisado é o pensamento dele, porém as perguntas da pesquisa devem ser feitas de acordo com o que você empreendedor quer descobrir e que após isso pretende melhorar. Popularmente, os questionários abordam temas como os seus produtos, sobre seus vendedores, a estrutura da empresa e precificação.

O que é a pesquisa de satisfação de clientes?

Pesquisa de satisfação é uma ação feita para descobrir as opiniões que os clientes têm diante de algum produto ou serviço oferecido pela empresa, atendimento dos vendedores, formas de pagamento, aspectos físicos da loja, entre outros...

Como a pesquisa de satisfação irá ajudar minha empresa?

Ao fazer uma pesquisa você irá entender em que ponto está errando, o que deve ser melhorado e de qual forma. Até antes mesmo de lançar um produto no mercado é importante fazer uma pesquisa para saber se será bem aceito ou não e se irá sanar as dores dos seus compradores. Assim terá um foco muito maior no que precisa ser feito gastando somente o necessário do seu tempo e dinheiro. E para entender melhor, veja alguns benefícios ao realizar uma pesquisa de satisfação.

As vantagens da pesquisa de satisfação:

Vantagens da Pesquisa de Satisfação

  • Conhecer melhor seu cliente: Ao aplicar a pesquisa você irá ter um entendimento maior do que seu cliente pensa sobre aquilo que oferece a ele, se está satisfeito ou não, como ele vê a marca da empresa.
  • Investimento no produto: Será possível observar, de acordo com a avaliação que foi dada no questionário, se o esforço, dinheiro e tempo investido em tal produto vale a pena, e ainda em que aspecto precisa melhorar, se é na qualidade, embalagem ou se até mesmo deve-se retirar algum produto de linha que esteja afetando negativamente as vendas.
  • Prever tendências: A voz do povo é a voz do futuro, as ideias vindas dos clientes através dos seus desejos podem virar tendências, fazendo com que você modifique seu negócio de forma muito mais prática e diferenciada antes mesmo do seu concorrente.
  • Reter clientes: Ao realizar a pesquisa o cliente terá em mente que você está preocupado com a opinião dele, e ao melhorar ou resolver o problema que ele listou além de atender suas necessidades vai estar se sentindo valorizado, tendo cada vez mais como um cliente fiel retido a seu negócio.
  • Economize tempo e dinheiro: Essas são duas coisas que não se devem ser desperdiçadas e na pesquisa não é diferente, então ao aplicar um questionário você deve saber que atitude será tomada na empresa após isso, sempre tendo em mente qual é o objetivo nesse momento.

Não seja o último a saber dos pontos fracos do seu negócio, veja o que te diferencia das outras empresas e agregue relacionamento e inovações a ela, vale a pena lembrar que ao realizar uma pesquisa de satisfação o feedback te ajudará a melhorar o que precisa, alavancando mais ainda suas vendas e aumentando o número de clientes.

Agora que você está por dentro do assunto, nós da Trend Mobile temos um sistema de pesquisa de satisfação digital que irá ajudar você e a sua empresa, entre em contato conosco!