Marketing tradicional ou digital: qual estratégia usar na minha empresa?

Entende-se por marketing, como sendo a estratégia que abrange todo o processo de relacionamento e venda de um produto ou serviço à um cliente.

Todos conhecemos a maneira tradicional de se fazer marketing, propagandas em tv, banners, flyers entre outros materiais que estão presentes no dia-a-dia das pessoas chamando sua atenção.

No mundo moderno tudo evolui rapidamente, e no marketing isso não é diferente, com o público cada vez mais conectado, as estratégias voltadas para a promoção de empresas, produtos e serviços adaptaram-se para o meio digital e oferecem enormes benefícios e vantagens que devem ser aproveitados ao máximo por quem o utiliza.

Como funciona

Através de propagandas de televisão, folhetos, outdoors, placas e outras ferramentas de mídia offline, o marketing tradicional se utiliza de métodos de interrupção para passar uma mensagem ao público, isto é, interrompe uma rotina para que possa ser visto.

A principal característica do marketing digital para a promoção das empresas, seus produtos e/ou serviços, é a aplicação de um conjunto de ações que podem ser feitas em diversos meios digitais, visando captar a atenção através da oferta de conteúdos úteis e relevantes ao público.

O que cada um pode me oferecer?

Marketing Tradicional

Marketing Tradicional

Não há dúvidas sobre a eficiência do marketing tradicional, suas técnicas trazem grandes vantagens a quem o utiliza:

  • Abrangência: o marketing tradicional alcança lugares onde a Internet pode não conseguir chegar;
  • Quantidade: consegue alcançar um grande número de pessoas;
  • Visibilidade: pode fortalecer a sua marca;
  • Todas as idades: pessoas mais velhas não costumam utilizar muito a Internet, ou ainda são céticos em relação ao seu conteúdo, já o marketing tradicional consegue conversar muito bem com este público;

Porém há algumas características que podem impactar contra o seu uso:

  • Investimento: dependendo da mídia escolhida para se veicular as ações de marketing, o custo pode ser bastante elevado;
  • Geografia: com uma possível exceção da veiculação pela TV, as ações do marketing tradicional ficam limitadas geograficamente pela região onde estão sendo realizadas;
  • Difícil segmentação: não há um exato controle sobre o público com quem se está comunicando e aquele que se deseja atingir;
  • Difícil mensuração: não há uma maneira clara de medir a eficiência das ações empregadas pelo marketing tradicional, então a técnica mais comum é realizar o marketing de forma massiva, visando conseguir o maior número de conversões positivas para a marca.

Marketing Digital

Marketing Digital

Com o mundo conectado, o marketing digital vem ganhando mais e mais espaço como ferramenta para divulgação, muitas são suas vantagens, como:

  • Custo-benefício: levando em conta os recursos disponíveis pela web, e os valores investidos em links patrocinados e cliques, o marketing digital é um bom investimento e os riscos são menores, além do retorno ser mais claro e imediato;
  • Engajamento: a comunicação com o público alvo é extremamente direta e por vezes mais pessoal e informal, melhorando a impressão e a interação do público com a empresa;
  • Segmentação de público: pode-se criar e direcionar diferentes mensagens para os mais variados públicos alvo, onde é possível levar em conta características como hábitos e locais que frequenta, que vão além do tradicional;
  • Ajustável: é possível medir se uma ação está tendo o efeito desejado, e ajustá-la ou interrompê-la caso for necessário;
  • Mensurável: As ferramentas de implementação do marketing digital permitem acompanhar com precisão e em tempo real os resultados das ações de marketing.

Ainda que ocorram, poucos são os pontos fracos do marketing digital:

  • Abrangência: para alcançar o público digital, as ações só terão efeito onde há disponibilidade de conexão com a Internet, embora a Internet por si não tenha fronteiras, ou seja, a campanha de marketing pode ser vista pelo mundo todo;
  • Público: por tem um público mais focado, em comparação com o marketing tradicional, ele é reduzido;
  • Faixa etária: pode ser mais difícil de alcançar pessoas da melhor idade com a estratégia digital.

Visto a crescente popularização da Internet, muitos profissionais defendem que o marketing digital é mais do que suficiente para divulgar uma empresa, e que mesmo seus pontos ditos fracos podem ser utilizados em benefício do marketing digital, podendo ser utilizados como filtro para melhorar o direcionamento ao público alvo de campanhas.

Qual devo escolher?

A maneira ideal de se fazer o marketing é aproveitar o melhor dos dois mundos, utilizando o que cada estratégia tem de melhor a oferecer e utilizá-las de modo em que uma complemente a outra.

Dentro de suas forças, cada estratégia ajudará a marcar sua empresa em diversos meios, trazendo mais visibilidade, credibilidade e reforçando ao máximo a presença da sua empresa e o que sua marca tem a oferecer.

E sobre o marketing digital, como posso começar?

Entrar para o mundo do marketing digital e utilizar todas suas ferramentas pode ser um desafio. Entre em contato com a nossa equipe, ou saiba mais sobre como a Trend pode te ajudar a explorar o máximo dos resultados que o marketing digital pode trazer para sua empresa!