Saiba como obter a qualidade na prestação de serviços

Com o mercado competitivo atual apenas ofertar o serviço já não é o suficiente, é preciso ter diferenciais que chamam a atenção dos clientes para seu negócio. A qualidade é um deles, sendo super determinante e obrigatório no mercado de trabalho para a alocação de um serviço.

Para Kotler (1988, p. 191)    "Serviço é qualquer atividade ou benefício que uma parte possa oferecer a outra, que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de qualquer coisa. Sua produção pode estar ou não vinculada a um produto físico".

Ou seja, o serviço é algo intangível, não tem um prazo de durabilidade, não pode ser armazenado, envolve muito o relacionamento entre pessoas e a sua qualidade é subjetiva, ou seja, é a percepção que cada indivíduo tem pelo serviço que foi prestado.

A qualidade deve estar presente num conjunto: o atendimento, vendas, pós-vendas, suporte, organização enfim, toda parte que há um contato com esse cliente mesmo que não diretamente. Então, não adianta ter apenas a qualidade no serviço se a experiência do cliente com a sua empresa como um todo não foi satisfatória.

As empresas que dão a devida atenção a qualidade dos serviços seguem essas 5 dimensões:

  • Tangibilidade: Equipamentos, materiais ou instalações que são utilizados para o serviço ocorrer e a parte visual como a aparência dos funcionários e anúncios.
  • Confiança: Diferente de vender um produto, o serviço é algo mais difícil do cliente gerar confiança, então fale das qualidades e benefícios do seu serviço, mostre os que foram feitos anteriormente, sempre tire dúvidas e valorize os feedbacks.
  • Rapidez nas respostas: O responsável pelo atendimento na empresa deve saber que o cliente quer agilidade nas respostas de certas dúvidas, então procure estar sempre atento às redes de contato principalmente as sociais e mantenha sempre o interesse em ajudar estes clientes.
  • Segurança: É a atitude de inspirar credibilidade, faça com que o cliente se sinta livre de perigos e dúvidas, principalmente ao acordo (contrato) feito pelas partes da prestação desse serviço.
  • A Empatia: É a última e não menos importante dimensão, sabendo que cada cliente é único, mantenha sempre a atenção e cuidado individual a cada um pois dessa forma o serviço se torna algo personalizado e mais focado.

Estratégia para qualidade na prestação do Serviço

Como já citei antes a qualidade é relativa, vai da experiência que o cliente teve com o seu serviço, maaas você pode saber sobre a qualidade do que foi oferecido de forma objetiva através da aplicação de questionários. Com ele sua empresa pode buscar evoluir cada dia mais na qualidade, e assim atender melhor às necessidades dos clientes.

Imagine você depois de atender um cliente, enviar a ele por WhatsApp 5 perguntas sobre a qualidade do seu serviço e após alguns minutos ter as respostas na palma da sua mão...

Este é um dos serviços oferecidos por nós da Trend: o trend QUEST

Um questionário que pode ser montado da forma que preferir, com os itens específicos e necessários para o que você desejar. Além disso, oferecemos um rico banco de perguntas, ajudando na montagem dos questionários com sugestões e otimizando ainda mais o seu tempo Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!